Projetos Culturais

Na Casa José de Alencar são realizados projetos socioculturais que atendem principalmente a comunidade do seu entorno, são eles: Projeto Jacques Klein, Projeto Capoeira Cidadã e o Projeto Escoteiros da CJA.

O Projeto Jacques Klein é um projeto focado na Educação Musical de crianças e jovens, realizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Ele atende mais de 120 famílias, e além da Educação Musical, presta serviços de apoio psicológico e social. O projeto tem um forte e positivo impacto na comunidade do entorno da Casa.

O Projeto Capoeira Cidadã é voltado para o ensino da capoeira, da cultura e história afro-brasileira e da Educação Patrimonial. Todos os sábados pela manhã, a Casa abre espaço para o grupo “Capoeira Brasil” realizar atividades de ensino de capoeira para crianças e jovens das comunidades do seu entorno. As atividades de ensino da capoeira são integradas às atividades de Educação Patrimonial desenvolvidas pela Casa, especialmente relacionadas ao acervo da cultura e religião afro-brasileira pertencente ao Museu Arthur Ramos.

O Projeto de extensão Escoteiros da Casa José de Alencar atende aproximadamente 60 famílias residentes em bairros próximos à CJA. O projeto é desenvolvido pela ONG Escoteiros do Brasil em parceria com a CJA tem por finalidade realizar ações educativas informais voltadas para a formação integral de crianças e jovens, tendo como linha de atuação a Educação Ambiental e a Cidadania.

A Casa José de Alencar continua funcionando também como espaço privilegiado, haja vista sua ampla área verde e o seu Centro de Treinamento, para a realização de Encontros Científicos, Seminários, Cursos, Oficinas, Reuniões de planejamento, Pic Nic´s, Eventos Culturais e Sociais.

Maiores informações sobre os projetos culturais, através do fone (85) 32291898.